O World Café é um movimento global de conversação. Criada por Juanita Brown e David Isaacs, a técnica é muito útil para estimular a criatividade de um grupo por meio da interação e, assim, gerar (ou trazer à tona) sua inteligência coletiva.
Baseado em sete princípios de design integrado , a metodologia do World Café é um formato simples, eficaz e flexível para hospedar o diálogo de grandes grupos.
Pode ser modificado para atender a uma ampla variedade de necessidades. O contexto, número de participantes, objetivo, local e outras circunstâncias são levadas em consideração no convite, design e na escolha de perguntas exclusivos de cada evento, mas os cinco componentes a seguir compreendem o modelo básico:
1) Cenário: Crie um ambiente “especial”, geralmente modelado em formato um café/pub, ou seja, pequenas mesas redondas, com papel e canetas coloridas à disposição. Deve haver quatro cadeiras em cada mesa (idealmente) - e não mais que cinco.
2) Boas-vindas e introdução: O facilitador começa com uma recepção calorosa e uma introdução ao processo do World Café, definindo o contexto e deixando os participantes à vontade.
3) Rodadas de Pequenos Grupos: O processo começa com a primeira de três ou mais rodadas de 20 minutos para o pequeno grupo sentado ao redor de uma mesa. No final dos 20 minutos, cada membro do grupo passa para uma mesa diferente. Eles podem ou não optar por deixar uma pessoa como “anfitriã da mesa” (eu prefiro deixar) para a próxima rodada, que recebe o próximo grupo e os informa brevemente sobre o que aconteceu na rodada anterior.
4) Perguntas: cada rodada é antecedida por uma pergunta potente especialmente criada para o contexto específico e a finalidade desejada do World Café. As mesmas perguntas podem ser usadas por mais de uma rodada, ou podem ser construídas uma sobre a outra para focar a conversa ou orientar sua direção.
Em cada conversa de 20 minutos, ao se sucederem, originam o fenômeno da “polinização cruzada”, isto é, a conexão coletiva de ideias e pontos de vista entre os participantes
As pessoas são encorajadas a escrever, desenhar e rabiscar as ideias em cartolinas, post-its e até nas próprias toalhas de mesa (fica a dica ;).
5) Colheita: Após os pequenos grupos, os indivíduos são convidados a compartilhar idéias ou outros resultados de suas conversas com o restante do grupo grande.
Como usar e aplicar o World Café?
Ao fina, os resultados podem ser apresentados visualmente de várias maneiras, geralmente usando geração gráfica na frente da sala. Um app gratuito muito usado como auxílio para essa etapa chama-se Mentimeter (temos um post todinho sobre o app).
O processo básico do World Café é simples e simples de aprender também. Desde quando o primeiro World Café aconteceu na Califórnia, em 1995, a utilização da abordagem foi sendo ampliada progressivamente. No site da comunidade global há um mapa com os registros dos Cafés pelo mundo:
Mapa dos World Cafés pelo mundo. Fonte: The World Café
____________________________
Compartilhe conhecimento nas suas redes sociais:
BELA METODOLOGIA: VOU EXPERIMENTAR!