De Harvard à MIT, confira os detalhes na negociação e os melhores cursos online gratuitos na área da educação através de uma curadoria pessoal de dentro da edX. Compartilho com você 10 cursos online gratuitos “fora da caixa” e criativos. As sugestões estão ao final do texto.
Como estratégia para fortalecer a missão de combater a desigualdade educacional, a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) venderam a plataforma edX por $800 milhões para a companhia de tecnologia educacional 2U. A aquisição dará capacidade para a plataforma alcançar mais de 50 milhões de alunos em todo o mundo.
No fim do mês de junho (29), o editorial Harvard Gazette anunciou que a 2U planeja operar a edX como uma entidade de benefício público, o que significa que, além de criar valor para os acionistas, a edX também fornecerá um benefício público específico - neste caso, cursos online, alguns dos quais são ofertados no formato de aluno ouvinte de forma gratuita.
A plataforma edX é um site que tem objetivo de tornar mais acessíveis os cursos de instituições de ensino superior do mundo todo, conhecidos também como MOOC. Atualmente, ela contém milhares de cursos que podem ser assistido online por qualquer pessoa.
Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC) é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, e que utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA) nas suas aulas, que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.
O MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta.
De Harvard à Oxford, confira os melhores cursos online gratuitos na área da educação através de uma curadoria pessoal de dentro da edX. Compartilho com você 10 cursos online gratuitos “fora da caixa” e criativos. As sugestões estão ao final do texto.
EdX após a venda
A transação ainda não está totalmente concluída e deve ser finalizada em 120 dias. HarvardX (MOOC Harvard) permanecerá parte de Harvard, e a instituição continuará a produzir cursos que podem ser oferecidos por meio do edX. O reitor da Universidade de Harvard, Alan M. Garber observou que, durante a pandemia, grande parte do ensino em Harvard foi conduzido remotamente. E ele disse suspeitar que:
“as atividades de ensino online continuarão com um entusiasmo ainda maior no futuro”
Garber apontou que globalmente, “a pandemia aumentou muito a demanda por cursos online. Isso não significa que tudo estará online para todos”. Ele faz parte do grupo que acredita que a forma mais eficaz de aprendizagem para muitos alunos será uma combinação de excelentes cursos online com instrução presencial complementar.
Ele acrescentou que a 2U tem os recursos para cumprir a missão da edX de incluir acesso a cursos gratuitos e de baixo custo para diversos alunos com inovação contínua e em uma escala maior do que é facilmente alcançável para uma organização sem fins lucrativos.
Com o enorme aumento na demanda e as inovações contínuas na oferta de educação online somente com grandes investimentos de capital seria possível manter a excelência do edX, continuou Garber. Em uma avaliação compartilhada na Harvard Gazette , ele disse que a edX corria o risco de ficar para trás, pois os provedores de educação online com fins lucrativos investem em novas plataformas e cursos.
Em uma declaração conjunta, o presidente de Harvard, Lawrence S. Bacow, e o presidente do MIT, Rafael Reif, disseram:
“Nossas universidades fundaram a edX há quase dez anos para aumentar as aspirações de educação online e tornar os cursos universitários acessíveis a alunos em todo o mundo.”
E afirmaram que a negociação levará adiante a missão originadora do projeto para uma escala totalmente nova, conectando muito mais alunos com uma gama mais ampla de opções de alta qualidade para conteúdo, credenciais e diplomas.
Reiteraram que com a educação online mudando rapidamente, este é o momento certo para este salto de evolução para edX. Assim, “ao mesmo tempo, a organização sem fins lucrativos que emerge dessa transação permitirá que nós e nossos parceiros apoiem a inovação que aprimora o aprendizado para todos e, esperamos, desempenhar um papel catalítico para preencher a lacuna de aprendizado que existe para muitos no mundo”.
Sobre a edX
Em 2012, enquanto a Internet possibilitava inovação em escala em uma vasta gama de setores, o ensino superior alcançava apenas uma pequena fração das mentes curiosas do mundo.
Uma tarde, em um laboratório do MIT, o professor Anant Agarwal e seus colegas do MIT e de Harvard esboçaram um experimento de longo alcance: uma plataforma que ofereceria seus cursos online, gratuito, com REA a qualquer pessoa à altura do desafio.
Três compromissos com o mundo têm fundamentado o edX desde o primeiro dia:
Aumentar o acesso à educação de alta qualidade para todos, em qualquer lugar;
Aprimorar o ensino e a aprendizagem no presencial e online;
Ensino e aprendizagem avançadas por meio da pesquisa.
A Educação Aberta defende que todos os indivíduos têm o potencial de criar mudanças, seja em sua vida, em sua comunidade ou no mundo.
O poder transformador da educação é o que desbloqueia esse potencial. No entanto, o acesso à educação de alta qualidade tem sido um privilégio de poucos.
Grandes universidade do mundo se conectaram para mudar o que era “para alguns” e tornar “para todos”. Ao abrir a sala de aula por meio do aprendizado online, o edX capacita milhões de alunos a liberarem seu potencial e se tornarem agentes de mudança.
Hoje , as parcerias da plataforma incluem aulas de universidade como Berkeley of California, The University of Texas System, Boston e Maryland. Essas são algumas entre as mais de 160 universidades membro.
Curadoria da autora (para você ;)
Segue uma lista caprichada para você aproveitar o que há de mais criativo e inovador na área da educação dentre os cursos da edX:
Líderes de Aprendizagem - Harvard University
Pensamento Criativo - Pontificia Universidad Javeriana da Colombia
Storytelling para mudança social - University of Michigan
O que funciona na educação: políticas de educação baseadas em evidências - Inter-American Development Bank (BID)
Introdução às tecnologias para educação - Universitat Politècnica de València, Espanha
Planejamento didático por competências - Universidad Anáhuac, México
Métodos de pesquisa qualitativa: codificação e análise de dados -Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Design Thinking para Liderar e Aprender - Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Usando e-mail para network em inglês - University of Washington
Introdução à Educação Aberta - University of Texas Arlington
Comments