Cada vez mais somos convidados a realizar atividades coletivas, seja no treinamento de equipe ou sala de aula. Grande parte das metodologias ativas exigem isso. Contudo, o desafio não é pouco.
Muitas vezes, os participantes não estão preparados para trabalhar em grupo e muitos facilitadores não tem prática de promover a aprendizagem dessa forma. Assim, as atividades em grupo acabam se tornando apenas sinônimo de lúdico, mas não geram elementos para medirmos a aprendizagem.
Por isso aqui vai duas dicas valiosas:
1 - Para o trabalho funcionar bem é fundamental a escolha do tamanho do grupo. A literatura defende que um grupo com quatro a cinco alunos é o formato ideal, e eu já comprovei isso na prática. Com seis alunos o efeito foi diferente, ainda que também tenha sido possível realizar a atividades.
Se a turma for muito grande e você trabalhar com temas, coloque vários grupos trabalhando no mesmo tema e depois faça um World Café entre eles. Por exemplo, se você tem 40 participantes e quatro temas, não faça quatro grupos de dez alunos. Coloque dois grupos de cinco alunos para cada tema e depois permita que partilhem para unificar os entendimentos de cada tema.
2- Contrato de Aprendizagem. Em um modelo de aprendizado ativo, essa prática se torna mais importante, pois o aluno precisa ser sensibilizado sobre sua responsabilidade nesse processo. É um acordo entre as partes, com a finalidade de resguardar e pactuar um conjunto de regras, direitos, funções e obrigações de ambas as partes.
Você pode propor regras como: ouça seus colegas, só tire dúvidas com o professor depois de consultas todos do seu grupo e trabalhe no centro da mesa. E funções como: controlador do tempo, líder e relator, garantem o funcionamento do trabalho e a ordem dentro da equipe.
Você não deve só apresentar, mas situar o aluno em seu plano de ensino, associando seu conteúdo à necessidade dos conhecimentos que o aluno precisa aprender relacionando com a vida ou com a futura profissão.
____________________________
Compartilhe conhecimento nas suas redes sociais:
GOSTEI DA DICA DE UNIFICAÇÃO DE TEMA ENTRE OS SUBGRUPOS NA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA! VOU COLOCAR EM PRÁTICA!