Anote agora, eu vou mostrar o passo a passo de como utilizo um aplicativo de celular para organizar e compartilha conteúdos de aula com meus alunos e dividir com você uma maneira simples de aplicar essa ferramenta em um ambiente de aprendizagem ativa.
Aqui quero mostrar a importância do simples. Um jeito que eu descobri faz tempo e me ajudou a armazenar e usar na sala de aula conteúdo de palestras que assisti, congresso que fui e séries que vi. O mais massa é que você também pode aplicar isso na sua vida.
Não sei se acontece com você, mas ás vezes eu presencio alguma situação e penso: "hummm isso poderia ser um bom exemplo para aquela temática" ou "quero mostrar isso para meus alunos".
Nessas horas eu tirava uma foto ou anotava na agenda com a certeza que eu iria voltar naquele conteúdo depois... e nada! Aquela informação ficava esquecida.
Até que conheci um aplicativo gratuito e simples como um bloco de notas, mas com umas funções à mais: Evernote. Sim, aquele do elefantinho verde.
Recursos do aplicativo de anotações
Conhecido como canivete-suíço das anotações do smartphone, o Evernote é uma ótima ferramenta para quem trabalha com textos, fotos e notas frequentes. Ele pode ser baixado em versão gratuita em celulares Android e iPhone (iOS). Ele possui uma interface extremamente intuitiva e funções muito importantes.
Oferece flexibilidade para criar anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista, com anexos e desenhos feitos à mão. O app ainda permite adicionar datas de lembrete aos itens anotados, além de incluir etiquetas para ajudar a pesquisar mais tarde pelo conteúdo desejado.
Se você ficou interessado no aplicativo e quer aprender como usar o Evernote, continue lendo e aprenda todas as funcionalidades do app e explore ao máximo seus inúmeros recursos.
Construindo um caderno temático ou por turma
A minha dica principal é: não tenha medo e explore. Isso vale tanto para aprender a como usar o Evernote quanto para qualquer aplicativo que você decida baixar. Tire um tempo para conhecer as funções presentes no app. Com o passar do tempo, vá adicionando novas funções do Evernote na sua rotina. Quando perceber, sua vida estará mais organizada.
Criando e manuseando os cadernos do Evernote
O próprio aplicativo cria um caderno padrão, como um bloco de notas. Entretando, uma das funcionalidades do app é oferecer a opção de criar mais de um caderno para manter as informações mais organizadas. Você pode criar quantos quiser e nomeá-los da maneira que considerar mais fácil de organizar.
Geralmente eu intitulo os cadernos por turma (como no exemplo em vídeo que você vai ver aqui) e por grandes temáticas. Dentro desses cadernos você pode adicionar notas, lembretes, anexos e demais itens que considerar importante.
Organizando conteúdos: áudio, imagem, documentos e notas
O aplicativo permite também que você ou os alunos gravem áudio (pelo próprio aplicativo), faça fotos do quadro e compartilhe documentos em diversos formatos, assim como coloque prazos finais, datas e lembretes em dias e horários específicos.
As informações podem inseridas em diferentes formatações como: destaque, negrito, itálico, sublinhado, utilização de cores, entre outros.
Ao tocar no ícone de relógio, selecione “Definir data” e escolha dia e hora para ser lembrado sobre um texto ou relatório que precisa ser finalizado em breve.
Criando listas para organizar trabalho em grupo
Trabalho em grupo é um desafio para qualquer educador, então para ajudar na organização e orientação das etapas de um trabalho por equipe, costumo criar listas de tarefas, forma de avaliação e sugestões para que os alunos possam ter um direcionamento à mão.
O aplicativo permite também criar um Contrato de Aprendizagem (você encontrar mais informações sobre essa preciosidade aqui) compartilhado. Todos os alunos, a partir do próprio celular ou desktop (área de trabalho do pc) podem acessar a lista e fazer contribuições.
O Evernote também converte texto em lista com checkbox do lado. Selecione o texto desejado, toque na ferramenta de lista do menu de edição e use as caixas para marcar recursos necessários ou tarefas executadas no dia a dia.
Dica extra: aplicação em um ambiente com metodologia ativa
Os modelos de ensino orientados por metodologias ativas de aprendizagem coloca o aluno como personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo principal desses modelos de ensino é incentivar que os estudantes desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.
Pensando nisso, eu sempre procuro usar ferramentas que permitam cooperação e compartilhamento. Acredito no protagonismo dos alunos e o quanto essa interação pode ser rica para o aprendizado deles e meu também.
Por ser um aplicativo com versão gratuita para mobile e desktop, o Evernote de fato é democrático!
Muitas vezes me deparei com um público usando smartphones no ambiente de aprendizado e decidi usar isso em meu favor (tem um post aqui que fala sobre isso também). Crio cadernos temáticos ou por turma logo no início do período e através de uma simples lista de e-mails dos alunos compartilho os blocos de notas/cadernos pelo Evernote.
Esses cadernos tem subdivisões que a turma cria, por exemplo: sugestões de séries/filmes/livros, galeria de foto do quadro ou imagens de uma visita cultural.
Envio para eles diretrizes de trabalhos para serem feitos e eles enviar feedback por áudio e arquivos em pdf de apostila ou portifólio. E como eles mesmo falam: tá na palma da mão!
Aqui abaixo fiz uma gravação da tela do meu celular com alguns exemplos de como utilizo o aplicativo no meu dia a dia de educadora:
Você já conhecia e/ou usa o Evernote? O que acha do aplicativo? Conhece mais algum app que auxilia na organização de um ambiente de ensino aprendizagem? Compartilhe conosco suas opiniões e conhecimento.
____________________________
Compartilhe conhecimento nas suas redes sociais:
Comments