top of page

Mergulhe em nosso universo de conhecimento

isadora souza

Isadora Souza

Start Educação

Isadora Souza

Como aplicar PBL na sala de aula remota


como aplicar pbl na sala de aula remota quebra cabeça ideia logo start educação

A metodologia Problem Based Learning (PBL), em português Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), pode ser incorporada em qualquer situação de aprendizagem.


É... até pode parecer desafiadora essa expressão: "qualquer situação de aprendizagem", mas vivemos tempos que nos desafiaram a co-criar, adaptar e por que não, evoluir!


Sempre defendi que qualquer área de assunto pode ser adaptada ao PBL, com um pouco de criatividade. Embora os problemas centrais variem entre as disciplinas, existem algumas características dos bons problemas de PBL que transcendem os campos.


Mas esse nem de perto era a premissa mais difícil de ser defendida.


Você já pensou em aplicar PBL em uma atividade síncrona online, com pequenos grupos?

Considero a aplicação da metodologia PBL como uma estratégia para tornar a aprendizagem dos estudantes mais eficiente quando comparada com uma abordagem mais tradicional. Isto porque, sendo uma metodologia ativa, um dos objetivos do PBL é tornar o aluno o centro do processo de aprendizagem e o professor um facilitador, que incentiva o estudante a ter autonomia na busca pelo conhecimento.


Ao longo desse artigo vou descrever os principais tópicos sobre a metodologia, a aplicação em ambiente remoto, e ao final, eu compartilho uma ferramenta para PBL que utilizo nos diversos ambientes de ensino aprendizagem.

A primeira coisa a saber é: Essa é uma abordagem centrada no aluno, no qual os alunos aprendem sobre um assunto trabalhando em grupos para resolver um problema em aberto. Esse problema é o que impulsiona a motivação e o aprendizado.


Em vez de ensinar o conteúdo e, posteriormente, pedir aos alunos que apliquem o conhecimento para resolver problemas, o problema é apresentado primeiro. As tarefas de PBL podem ser curtas, ou podem ser mais complexas e levar um semestre inteiro.


Na definição mais estrita de PBL, a abordagem é usada durante todo o semestre como o principal método de ensino. No entanto, definições e usos mais amplos vão desde a inclusão do PBL nas aulas de laboratório e design, até o uso apenas para iniciar uma única discussão. Independente da escolha de aplicação, o que conecta esses vários usos é o problema do mundo real.



Características dos bons problemas de PBL


  • O problema deve motivar os alunos a buscar uma compreensão mais profunda dos conceitos;

  • O problema deve exigir que os alunos tomem decisões fundamentadas e as defendam;

  • O problema deve incorporar os objetivos do conteúdo de maneira a conectá-lo aos conhecimentos anteriores;

  • Se usados para um projeto de grupo, o problema precisa de um nível de complexidade para garantir que os alunos trabalhem juntos para resolvê-lo;

  • Se usado para um projeto de vários estágios, as etapas iniciais do problema devem ser abertas e envolventes para atrair os alunos para o problema.


Os problemas podem vir de várias fontes: jornais, séries/filmes, periódicos, livros, livros didáticos, podcast, vídeos e televisão. Alguns estão em tal forma que podem ser usados com pouca edição, no entanto, outros precisam ser reescritos para serem úteis.


Diretrizes iniciais


  • Escolha uma ideia, conceito ou princípio central que seja sempre ensinado em um determinado curso e, em seguida, pense em um problema, tarefa ou lição de casa típica do final do capítulo que geralmente é atribuída aos alunos para ajudá-los a aprender esse conceito;

  • Liste os objetivos de aprendizado que os alunos devem atingir quando resolverem o problema. O que você deseja que os alunos saibam ou possam fazer como resultado da participação na tarefa?

  • Crie o problema. Pense em um contexto do mundo real para o princípio central escolhido. Os casos costumam ser a base das atividades de PBL;

  • Desenvolva um aspecto de narrativa/dramatização/simulação para um problema de final de capítulo ou pesquise um caso real que possa ser adaptado, acrescentando alguma motivação para os alunos resolverem o problema;

  • Apresente aos alunos as etapas da metodologia (vou descrever abaixo quais são essas etapas);

  • Estabeleça como você avaliará a tarefa.


Adaptação ao ambiente remoto


O ciclo de aprendizado do PBL se dá a partir de uma Situação Problema, que no formato remoto, será realizada online com pequenos grupos mantendo os mesmos papéis: coordenador, secretário, grupo tutorial, e o professor no papel de facilitador.


O suporte de ferramentas digitais é essencial para viabilizar que as etapas de execução da metodologia sejam realizadas. Existe uma variedade de ferramentas possíveis de uso, como: Google Meet, Zoom, Microsoft Teams ou Wonder.


Como toda atividade de ensino-aprendizagem, ao final do ciclo de PBL é essencial fazer uma avaliação. Nesta avaliação, serão verificadas as habilidades do domínio cognitivo de compreensão, aplicação, análise e síntese, requerendo, assim, um maior nível de raciocínio nas elaborações das respostas.


Encontrei um artigo do Instituto Federal da Bahia que relata a percepção de estudantes sobre PBL Online em cursos superiores da área de computação. Concordo com os autores quando citam que a escolha por aplicação de metodologia ativa é também a escolha de garantir a manutenção da qualidade no processo ensino-aprendizagem.


Deixo o link do artigo aqui.


Para as oficinas sobre metodologias ativas, técnicas de preceptoria/tutoria e facilitação de grupos que organizo, desenvolvi um passo a passo adaptado e mais detalhado que visa facilitar o aprendizado sobre PBL. Você pode baixar gratuitamente esse Guia de Aplicação aqui e já usar nas suas aulas. Não esqueça de me contar como foi essa experiência.



Oficina Online para Aprender a Aplicar PBL no ambiente remoto


Conhecimento bom é conhecimento compartilhado, por isso surgiu o desejo de fazer uma oficina prática para ensinar PBL enquanto se aplica!


Você leu que os grupos tutoriais são pequenos, então a ideia é não passar de 10 participantes. Vou deixar um botão para inscrição aqui embaixo.


Próxima Oficina Online já está com inscrições abertas:



____________________________

Compartilhe conhecimento nas suas redes sociais:

Yorumlar


bottom of page